quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O Blog e a sua Vertente Pedagógica

Olá todos, sejam bem vindos ao nosso blogue.

Como atividade inicial a professora da unidade curricular de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação solicitou-nos que pesquisássemos a definição de "blog" e as suas utilizações educativas.


Qual a definição de "blog"?

O termo “blog” (Gomes, 2005, pp. 311) é a abreviatura do termo original da língua inglesa “weblog”.
Segundo Gomes (2005) um weblog é uma página na Web que deve ser utilizada com frequência através da colocação de mensagens (“posts”); é constituído por imagens e/ou textos, reflexões, pensamentos pessoais, experiências, entre outras.
Outra característica de um "blog", segundo Gomes (2005), é a sua organização de forma cronológica (as mensagens mais recentes são apresentadas em primeiro lugar).

Que utilizações educativas têm os blogs?

Segundo Fonseca (2009) um "blog" é um espaço que proporciona ao professor uma nova forma dinâmica e interessante de comunicar com os alunos; outra funcionalidade é permitir que assuntos não debatidos em aula, possam ser tratados.
Segundo Gomes (2005) os "blogs" podem ter a função de: disponibilizar informação especializada e aceder a informações por parte do professor.
Os estudantes podem recorrer aos "blogs", utilizando-os para criar um portefólio, para trocar informação, para integração/colaboração e também, utiliza-los para debate.


Referências Bibliográficas

Fonseca, L. S. (2009). O Uso do Blog no Ensino de Jovens e Adultos: Uma Investigação em Linguística Aplicada. São Paulo: Pontifica Universidade Católica de São Paulo.

Gomes, M. J. (Novembro, 2005). Blogs : um recurso e uma estratégia pedagógica. Leiria : Escola Superior de Educação de Leiria.

1 comentário:

  1. Caras alunas,
    no primeiro parágrafo a frase "O termo “blog” é a abreviatura do termo original da língua inglesa “weblog”" é cópia do texto original, pelo que deve ser escrita entre as aspas e incluir a página em que se encontra - Gomes (2005, pp. 311). Ainda nesta parte do texto, os dois parágrafos seguintes não têm referência a autor, pelo que não se sabe que fonte usaram.
    Quanto ao modo como escreveram as referências bibliográficas, parece que se trata de livros, o que não é verdade. Atentem na entrada citação do repositório para perceberem como devem catalogar a obra.
    Cumprimentos
    Rosário

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